terça-feira, 30 de julho de 2013

Moradores de rua recebem abrigo durante “Operação Emergencial de Inverno”

Ação realizada na noite de ontem (24 de julho) culminou na retirada de oito desabrigados das ruas; grupo foi encaminhado para o Instituto de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua – Betel, localizado no Cambiri; aos andarilhos que rejeitaram ajuda foram entregues agasalhos e cobertores
Tendo em vista as baixas temperaturas dos últimos dias em Ferraz de Vasconcelos, a municipalidade deu início na noite de ontem (24 de julho) à “Operação Emergencial de Inverno”. A ação foi realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e culminou na retirada de desabrigados das ruas, que foram encaminhados para acolhimento provisório. Segundo a prefeitura, outras iniciativas semelhantes serão realizadas brevemente, com o intuito de amenizar o sofrimento dos andarilhos.

No primeiro recolhimento efetivo realizado neste ano, oito moradores de rua foram assistidos e encaminhados para o Instituto de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua – Betel (avenida Dom Pedro II. 3.333, Cambiri). No albergue, o grupo recebeu alimentos, pôde fazer higiene pessoal e recebeu amparo. Foram beneficiados sete homens e uma mulher, que foram abordados na Vila Corrêa, nas praças Independência e Trabalhadores e nas imediações da estação ferroviária “Antônio Gianetti Neto”. A operação foi acompanhada pelo secretário municipal de Governo, Juracy Ferreira da Silva.
Segunda a presidente do Fundo Social ferrazense, a primeira-dama Viviane Vieira dos Santos, outros andarilhos foram convidados pelo órgão, na noite de ontem, para receberem ajuda. Contudo, alguns recusaram qualquer tipo de apoio, preferindo permanecer onde estavam. Para eles, então, foram doadas peças de roupas, bem como cobertores angariados durante a “Campanha do Agasalho 2013 – Seja Solidário, Doe Agasalho”, lançada em 26 de abril.
Promovida pelo Fundo Social em parceria com a Guarda Civil Municipal (GCM), a Defesa Civil e assistentes sociais da Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, a “Operação Emergencial de Inverno” tem como finalidade ajudar a população de extrema vulnerabilidade que não tem como se proteger do frio nas ruas na época mais fria do ano.
Uma vez abrigados das baixas temperaturas, os moradores acolhidos, agora, passarão por uma análise por parte da municipalidade. O Fundo quer saber a origem de cada andarilho, sua real situação pessoal e profissional e, com base nestas informações, colocar em prática um trabalho social mais incisivo, encaminhando-os, caso seja necessário, para demais serviços disponíveis no município.
Viviane não descarta, inclusive, a identificação da família do morador de rua e o encaminhamento do mesmo para sua casa e cidade de origem:
“Os desabrigados que conseguirmos encaminhar para ao albergue nesta quarta-feira, passaram a noite no abrigo, tomaram banho e se alimentaram com sopas. Enquanto isso, nós, do Fundo e da Promoção Social, começamos a checar se eles tinham documentos ou cadastros nos equipamentos públicos da cidade que trabalham com casos de vulnerabilidade. Para os que não tinham, providenciamos um cadastro para posterior acompanhamento. E, agora, vamos checar cada caso e ver a melhor maneira de proceder”, complementa a primeira-dama.
Para o prefeito de Ferraz, Acir Filló, a “Operação Emergencial de Inverno” é de extrema importância para a cidade e só é possível graças a um trabalho sério e integrado:

“Não é fácil trabalhar com o acolhimento dos moradores de rua. Muitos, por infindáveis motivos, chegam a ter medo e dispensam ajuda. De qualquer forma, já determinei que a ação tenha prosseguimento e que nossa equipe haja com habilidade suficiente para atender o maior número de necessitados possível. “É muito triste ver as pessoas na rua expostas ao frio. Temos como dever ampará-los da melhor forma possível”, finaliza o gestor.

0 comentários:

Postar um comentário